Nível Óptico: a importância da Precisão no Nivelamento Topográfico

Imagem ilustrativa sobre Nível Óptico: a importância da Precisão no Nivelamento Topográfico

Categorias: Blog

Também chamado de nível topográfico, o nível óptico é um instrumento utilizado para fazer o nivelamento topográfico de um terreno. Um instrumento de qualidade – aliado com um profissional que saiba manuseá-lo – é muito importante para determinar a precisão das medidas do terreno!

O que é Nível Óptico?

Também chamado de nível topográfico, o nível óptico é um instrumento utilizado para medir os desníveis entre pontos em diferentes alturas ou para mover dimensões em um ponto conhecido para um desconhecido.

Os níveis podem ser aparelhos manuais (em desuso) ou automáticos e são utilizados em conjunto com uma mira topográfica.

Para que tipos de Serviços é Utilizado?

O nível óptico é, geralmente, utilizado para fazer o nivelamento topográfico de um terreno. Esse serviço pode ser realizado tanto em obras industriais como da construção civil:

✅ Terraplanagem;

✅ Lavouras;

✅ Barragens;

✅ Elaboração de perfis rodoviários e ferroviários;

✅ Levantamento altimétrico em áreas de interesse;

✅ Entre outros.

O nivelamento topográfico é de extrema importância para todas as outras etapas que irão ocorrer no terreno, prevenindo problemas futuros!

O nivelamento pode ser feito em diferentes metodologias. O nivelamento geométrico, por exemplo, o mais preciso método de nivelamento, utiliza o nível óptico em conjunto com a mira topográfica para fazer a medição.

O nível óptico, ou nível topográfico, é utilizado para fazer o nivelamento correto de terreno.

Tipos de Níveis Ópticos

Níveis ópticos mecânicos: a calagem do equipamento é realizada com o auxílio de níveis de bolha bipartida – que deve ser nivelada antes de cada leitura;

Níveis ópticos automáticos: a linha de visada é nivelada automaticamente, dentro de um certo limite;

Níveis digitais: são níveis automáticos, que diferem na hora da leitura – que são efetuadas de forma digital em uma mira gravada com códigos de barra.

Classificação dos Níveis

Os níveis podem ser classificados em baixa, média, alta, muita alta e altíssima precisão:

Níveis de precisão baixa: menor do que 10 mm por quilômetro

Níveis de precisão média: maior ou igual a 10 mm/Km

Níveis de precisão alta: maior ou igual a 3 mm/Km

Níveis de precisão muito alta: maior ou igual a 1mm/Km

Níveis de precisão altíssima: menor ou igual a 0,5 mm/Km

A importância da Precisão na Medição

Você sabia que cerca de 80% dos problemas em obras estão relacionadas com um nivelamento topográfico mal feito? Falhas na geração desses dados topográficos podem causar retrabalho, desperdícios, desrespeito às leis vigentes e inviabilizar a obra!

Um profissional capacitado manuseando o nível óptico evita a maioria dos problemas em obras!

Por isso, a precisão da medida é o principal fator a se levar em conta na hora de escolher um aparelho. E a precisão desses instrumentos varia de acordo com a fabricante e características do modelo.

Mas outros fatores ainda influenciam na precisão do serviço! Como a metodologia utilizada e, principalmente, o conhecimento técnico do profissional que realizará a medição!

Um erro bastante comum, por exemplo, é a dificuldade de alguns usuários para calibrar o nível óptico e centralizá-lo corretamente. Por isso, tão importante quanto utilizar um equipamento preciso, é ter o auxílio de uma equipe de operadores qualificadas para manusear o aparelho!

Onde Contratar uma Empresa de Topografia?

Precisa fazer o nivelamento topográfico do seu terreno? Aqui na MRocha Topografia você encontra todos os serviços que seu projeto exige! Temos uma equipe qualificada e credenciada e utilizamos equipamentos de ponta:

QUERO SOLICITAR UM ORÇAMENTO ONLINE

Gostou do conteúdo?
Compartilhe